SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue64Institutional self-assessment of the Federal University of Paraíba: diagnosis from the Evaluation CommitteeEllen G. White’s Lead Role in the Adventist Christian Educational Project in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SENRA, Clarice Parreira  and  BRAGA, Marco. Future Classroom Lab em Portugal: análise da relação dos professores com um ambiente educativo inovador. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.64, pp.434-461.  Epub Apr 22, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.064.ao11.

Neste trabalho procuramos estudar a implantação de novos Ambientes Educativos Inovadores em três escolas públicas portuguesas a partir do projeto “Future Classroom Lab”, desenvolvido nos países da União Europeia pela European Schoolnet. O estudo foi realizado com o objetivo de compreender como os professores vêm lidando com essa nova proposta em seu dia a dia. A investigação consistiu na coleta de informações a partir de entrevista com 6 professores. Com base na análise das entrevistas procuramos compreender como os professores se relacionaram com o espaço, com a tecnologia e com as metodologias adotadas durante a experiência de utilização dos Ambientes Educativos Inovadores, como a escola apoiou essa interação e como foram constituídas as comunidades de prática no apoio a essa experiência. Como instrumento de análise, elaboramos uma matriz para cada uma das 5 dimensões (espaço, formação, tecnologia, comunidade de prática e metodologia) com 5 diferentes estágios de classificação. A partir dessas dimensões foi possível compreender como os professores utilizam esses espaços, quais as dificuldades encontradas e as sugestões apontadas para melhoria do uso do espaço pelos professores. Os resultados parciais mostram a importância da formação de comunidades de prática nas escolas e de um sistema de partilha de boas práticas para apoiar os professores na integração das tecnologias e no uso dos Ambientes Educativos Inovadores. Propostas de integração tecnológica precisam envolver toda a comunidade escolar: professores, alunos, gestores e pais; se alinhar às políticas de planejamento e aos objetivos de ensino, assim como oferecer formação e suporte para os professores.

Keywords : Ambientes Educativos Inovadores; Integração Tecnológica; Experiência do professor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )