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Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

DALIA, Peña Islas  y  AKKARI, Abdeljalil. A interculturalidade da intenção de implementação: O caso da Universidade Intercultural do Estado de Hidalgo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.64, pp.480-500.  Epub 22-Abr-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.064.ao13.

A primeira universidade intercultural do México foi fundada em 2003, com a finalidade de ampliar a matrícula de estudantes indígenas na educação superior. A partir desta data até hoje foram criadas onze universidades interculturais. Neste contexto, este artigo procura retraçar a história das universidades interculturais, assim como o objetivo da proposta do modelo intercultural, mostrando algumas experiências de outras universidades interculturais e autónomas na América Latina. Por último apresenta as principais contribuições desse modelo tendo como caso concreto a Universidade Intercultural do Estado de Hidalgo (UICEH).

Palabras clave : Educação superior; Educação intercultural; Diversidade cultural e linguística; Vinculação comunitária.

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