SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número65Conocimiento y aprendizaje en la educación superior: desafíos curriculares y pedagógicos en el siglo XXI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ARAUJO, Osmar Hélio Alves; FORTUNATO, Ivan  y  CASTRO, Francisco Mirtiel Frankson Moura. Dilemas (in)visíveis da formação para a docência nas licenciaturas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.65, pp.509-527.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.065.ds01.

Este artigo trata de examinar alguns dilemas (in)visíveis à formação para a docência em licenciaturas, tais como: baixa adesão de estudantes e egressos à carreira docente; a formação para a docência nos cursos de licenciatura concebida e realizada, muitas vezes, como uma atividade secundária; e, por fim, a formação inicial dos professores nos cursos de licenciatura centrada, amiúde, na ação docente “individual” em detrimento de um contexto de trabalho coletivo. Por meio de um exame dialógico, nosso objetivo é problematizar o caráter dos cursos de licenciatura como espaços para a formação docente. Ao final, conclui-se que a formação para a docência exige uma fase da mobilização dos estudantes para a formação e a profissão docente.

Palabras clave : Docência; Licenciaturas; Formação de Professores; Mobilização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )