SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número65Conocimiento y aprendizaje en la educación superior: desafíos curriculares y pedagógicos en el siglo XXIEnseñanza en la Educación Superior: problematización y tecnología índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

RIBEIRO, Marinalva Lopes  y  SALES, Taiara de Lima Silva. Diálogo: desafios da docência diante do papel social da universidade. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.65, pp.558-579.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.065.ds03.

Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada em 2019, que teve como objetivo compreender, diante da função social da universidade, os desafios referentes à aprendizagem no exercício da docência, na visão de treze professores da educação superior. No processo de produção dos dados, usamos um questionário composto por três questões abertas. Para a análise dos dados, utilizamos alguns pressupostos da Análise de Conteúdo. As conclusões apontam que a universidade deve primar pela formação integral dos estudantes, de modo a possibilitar que esses interfiram na sua realidade, propondo soluções para seus problemas. O papel social mais importante da universidade é a socialização do saber, particularmente aos grupos marginalizados socialmente. Assim, a docência exige do professor universitário inúmeros saberes, dentre os quais aqueles relacionados aos aspectos pedagógicos e didáticos: como lidar com as novas tecnologias da informação; lidar com os conflitos pessoais, principalmente entre colegas; compreender o processo de aprendizagem dos estudantes e como motivá-los, ficando evidente que a docência é uma profissão complexa para a qual se torna necessário uma formação específica e processos institucionais de desenvolvimento profissional desses sujeitos.

Palabras clave : Função social da universidade; Desafios da docência; Aprendizagem; Educação Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )