SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número65Enseñanza en la Educación Superior: problematización y tecnologíaRacismo, derechos humanos, y educación superior en América Latina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ESTEBAN, Maria Teresa  y  SAMPAIO, Marisa Narcizo. Educação Popular e Formação Docente: experiências de re-existência. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.65, pp.608-629.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.065.ds05.

O artigo discute, a partir de uma pesquisa exploratória, princípios da Educação Popular na Colômbia e no Brasil, presentes em experiências educacionais de formação docente e práticas escolares. Na atual conjuntura brasileira e latino-americana, em que professoras/es têm sido colocadas/os sob suspeita por exercerem a docência visando a formação integral e humana, mostram-se necessárias propostas baseadas na ética, no diálogo, e na participação, princípios da Educação Popular (movimento teoricoprático caracterizado pela ação com as classes populares) ao fortalecimento da formação e da ação docentes. Estes princípios orientam propostas de formação de professoras/es na universidade e suas práticas educativas em distintos contextos. O levantamento e conhecimento de diferentes propostas educativas nos países envolvidos, que desenvolvem práticas orientadas pelo referencial da Educação Popular, proporcionou o diálogo com espaços educativos, organizações e projetos diversos. Houve o contato com universidades, escolas, movimentos sociais e grupos, cujo trabalho tem buscado e criado propostas pedagógicas significativas. Construir uma educação pública e democrática para todas/os depende também de uma formação como prática política, que contribua para potencializar a ação docente em conexão e diálogo permanentes com distintos cenários e situações. Uma formação que seja ato de resistência e defesa da educação como prática de liberdade (FREIRE, 1989). A Educação Popular ressignifica a formação docente e a prática social dos sujeitos em formação - observar, atuar, vivenciar práticas educativas em diferentes contextos (escolares e não escolares) - de modo a problematizar experiências de fracasso e reprodução das desigualdades, ainda recorrentes para as classes populares, para transformá-las.

Palabras clave : Educação Popular; Formação Docente; Práticas Pedagógicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )