SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número65Racismo, derechos humanos, y educación superior en América LatinaContribución de la educación popular al pensamiento descolonizador: prácticas pedagógicas universitarias en Cuba y Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

BWETENGA, Tsitsi Roselene; ABREU, Mariana Cristina Alves de  y  PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas. Assessment of teacher training in the Brazilian educational context. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.65, pp.653-669.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.065.ds07.

O ato de avaliar é inerente ao processo pedagógico e está relacionado ao uso de instrumentos, modelos e interpretações dos impactos políticos e sociais da Educação no contexto brasileiro. A formação de professores tem sido apresentada como temática central para alcançar melhores resultados de aprendizagem. Compreendendo a importância desses temas nas discussões atuais e tendo como embasamento documentos legais e estudos sobre esses temas, o artigo tem o objetivo de discutir as demandas, lacunas e contribuições da avaliação na formação inicial e continuada de professores no contexto educacional brasileiro. Para responder esse objetivo, foi realizada uma pesquisa documental, com marcos legais, de âmbito nacional e internacional. Identificamos demandas e lacunas da avaliação educacional na formação inicial e continuada dos professores, bem como consideramos que a avaliação pode contribuir com a Educação em diversos aspectos voltados à realidade brasileira.

Palabras clave : Educational Evaluation; Initial training; Continuing training.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )