SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue65Assessment of teacher training in the Brazilian educational contextPromotion of reading in the university: possibilities through teaching reading strategies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

PENA, María Victoria González  and  SOARES, Leôncio José Gomes. Contribuição da Educação Popular para o pensamento descolonizador: Práticas pedagógicas universitárias em Cuba e no Brasil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.65, pp.670-695.  Epub July 27, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.065.ds08.

A educação popular e sua contribuição aos processos universitários hoje tornam-se uma necessidade, diante da sistematização de práticas pedagógicas cada vez menos inclusivas marcadas por diferentes formas de opressão. Por isso, o objetivo do artigo é argumentar a contribuição da Educação Popular como uma perspectiva teórico-metodológica, para refletir e reverter essas manifestações no contexto da educação superior do século XXI. A análise bibliográfica permitiu a obtenção de fundo históricos, dimensões e contribuições do EP à teoria pedagógica de que, juntamente com o pensamento de Freire e seus seguidores, abordam de forma contragemônica e descolonizante o tratamento desses práticas. Por outro lado, a etnografia educacional possibilita explicar exemplos de práticas emancipatórias universitárias em cursos de pós-graduação em universidades brasileira e cubana. Os resultados teórico-práticos contribuem para a revelação no contexto educacional universitário de relações e comportamentos que naturalmente reproduzem o pensamento colonizador. Os achados indicam até onde o progresso é possível no diálogo entre o conhecimento acadêmico e popular e, vemos a necessidade de continuar a refinar os processos universitários para alcançar a formação de assuntos cada vez mais comprometidos com descolonização educacional e transformação social.

Keywords : Educação popular; Universidade; Emancipação; Pedagogia; Descolonização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )