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Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

PENA, María Victoria González  y  SOARES, Leôncio José Gomes. Contribuição da Educação Popular para o pensamento descolonizador: Práticas pedagógicas universitárias em Cuba e no Brasil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.65, pp.670-695.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.065.ds08.

A educação popular e sua contribuição aos processos universitários hoje tornam-se uma necessidade, diante da sistematização de práticas pedagógicas cada vez menos inclusivas marcadas por diferentes formas de opressão. Por isso, o objetivo do artigo é argumentar a contribuição da Educação Popular como uma perspectiva teórico-metodológica, para refletir e reverter essas manifestações no contexto da educação superior do século XXI. A análise bibliográfica permitiu a obtenção de fundo históricos, dimensões e contribuições do EP à teoria pedagógica de que, juntamente com o pensamento de Freire e seus seguidores, abordam de forma contragemônica e descolonizante o tratamento desses práticas. Por outro lado, a etnografia educacional possibilita explicar exemplos de práticas emancipatórias universitárias em cursos de pós-graduação em universidades brasileira e cubana. Os resultados teórico-práticos contribuem para a revelação no contexto educacional universitário de relações e comportamentos que naturalmente reproduzem o pensamento colonizador. Os achados indicam até onde o progresso é possível no diálogo entre o conhecimento acadêmico e popular e, vemos a necessidade de continuar a refinar os processos universitários para alcançar a formação de assuntos cada vez mais comprometidos com descolonização educacional e transformação social.

Palabras clave : Educação popular; Universidade; Emancipação; Pedagogia; Descolonização.

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