SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número65Avaliação na formação de professores no contexto educacional brasileiroPromoção da leitura na universidade: possibilidades por meio do ensino de estratégias de leitura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

PENA, María Victoria González  e  SOARES, Leôncio José Gomes. Contribuição da Educação Popular para o pensamento descolonizador: Práticas pedagógicas universitárias em Cuba e no Brasil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.65, pp.670-695.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.065.ds08.

A educação popular e sua contribuição aos processos universitários hoje tornam-se uma necessidade, diante da sistematização de práticas pedagógicas cada vez menos inclusivas marcadas por diferentes formas de opressão. Por isso, o objetivo do artigo é argumentar a contribuição da Educação Popular como uma perspectiva teórico-metodológica, para refletir e reverter essas manifestações no contexto da educação superior do século XXI. A análise bibliográfica permitiu a obtenção de fundo históricos, dimensões e contribuições do EP à teoria pedagógica de que, juntamente com o pensamento de Freire e seus seguidores, abordam de forma contragemônica e descolonizante o tratamento desses práticas. Por outro lado, a etnografia educacional possibilita explicar exemplos de práticas emancipatórias universitárias em cursos de pós-graduação em universidades brasileira e cubana. Os resultados teórico-práticos contribuem para a revelação no contexto educacional universitário de relações e comportamentos que naturalmente reproduzem o pensamento colonizador. Os achados indicam até onde o progresso é possível no diálogo entre o conhecimento acadêmico e popular e, vemos a necessidade de continuar a refinar os processos universitários para alcançar a formação de assuntos cada vez mais comprometidos com descolonização educacional e transformação social.

Palavras-chave : Educação popular; Universidade; Emancipação; Pedagogia; Descolonização.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )