SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número65Promoción de la lectura en la universidad: posibilidades a través de la enseñanza de estrategias de lectura¿Para quién planean los maestros sus clases? Un estudio de caso portugués-brasileño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

VIDAL, Odaléa Feitosa  y  MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Superior. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.65, pp.722-749.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.065.ds10.

Este artigo aborda a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino superior com foco nas práticas pedagógicas inovadoras que se configuram no trabalho docente, tendo como objetivo identificar as práticas pedagógicas inovadoras no ensino superior com tecnologias digitais da informação e comunicação. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas narrativas com 10 docentes de instituições públicas e privadas situadas em diferentes estados brasileiros. Esses sujeitos integram o estudo subsidiado pelo saber da formação, experiências disciplinares e curriculares, através da história oral temática narrada por eles. Neste estudo, foram analisadas as seguintes categorias: concepção de mundo ou cultura digital; encontro com as TDIC; aprendizagem com TDIC; concepções de inovação pedagógica e tecnológica; inovação pedagógica com TDIC. Os resultados apontaram que faz-se necessário o reconhecimento do estudante como protagonista da aprendizagem e ao docente cabe a autoavaliação, reflexões e reconstruções da prática. No contexto da inovação, sugere novas formas de ensinar e aprender, é preciso haver mudança no currículo e a inserção das TDIC na prática pedagógica, aplicadas com intencionalidade. Trata-se de mudança de paradigma que apresenta mais do que a utilização, pois ressalta a importância de (re)significar as práticas já estabelecidas na docência.

Palabras clave : Inovação; Prática Pedagógica; TDIC; Ensino Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )