SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número65Integración de las tecnologías digitales de información y comunicación en prácticas pedagógicas innovadoras en la educación superiorMaria Zelma de Araújo Madeira: recuerdos de formación y resistencias de la catedrática negra índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SILVA, João Rodrigo Santos da; GUIMARAES, Fernando  y  SANO, Paulo Takeo. Para quem os professores planejam suas aulas? Um estudo de caso luso-brasileiro. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.65, pp.750-774.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.065.ds11.

O planejamento é uma ação pedagógica na qual o professor organiza a sua prática educativa. O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente. Deste modo, plano é uma espécie de teorização, um instrumento de reflexão sobre a sua prática docente. Mas será que os docentes concordam com as definições teóricas do papel da planificação? Assim, é preciso conhecer a concepção dos professores sobre o planejamento no ensino. O objetivo desta pesquisa foi verificar o que os professores consideram ao planejar suas ações; e se, nesta ação, consideram o perfil profissional dos estudantes, professores e/ou biólogos. Esta pesquisa tem um caráter qualitativo e adotou a entrevista como método de coleta de dados e a teoria fundamentada nos dados como método de análise. Foram entrevistados quinze professores de Botânica advindos de quatro universidades, sendo três brasileiras e uma portuguesa. Como resultado desta pesquisa, todos os professores consideram os conteúdos abordados nas aulas como fator principal na organização e no planejamento. Em relação ao perfil dos estudantes, metade dos docentes considera que todos devem saber o conteúdo específico, independentemente de onde irão atuar. Conclui-se que a não preocupação com o professor em formação pode interferir na ação desses sujeitos e em sua correlação entre o conhecimento científico e a práxis pedagógica.

Palabras clave : Formação de professores; Ensino de Botânica; Planejamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )