SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número65Maria Zelma de Araújo Madeira: recuerdos de formación y resistencias de la catedrática negraTrayectorias de profesores de maestros: los desafíos del desarrollo profesional de los profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

RIVAS, Noeli Prestes Padilha  y  SILVA, Glaucia Maria da. Desafios na formação para a docência universitária em cursos de pós-graduação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.65, pp.797-819.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.065.ds13.

Este texto é parte da pesquisa “A formação pedagógica de professores para o Ensino Superior nos Programas de Pós-Graduação”, realizada em 2019, no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Currículo, a partir da questão problematizadora: Quais os contributos do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na constituição dos pós-graduandos como futuros professores face à sua formação como pesquisador nas diferentes áreas do saber? Tem como objetivo investigar a formação pedagógica de professores para o Ensino Superior em uma universidade pública paulista, no contexto da Etapa de Preparação Pedagógica do PAE. O corpus, constituído pelos programas de ensino (objetivos, justificativa, conteúdo e bibliografia) de 34 disciplinas PAE na área de Ciências da Saúde, foi analisado utilizando-se as “Diretrizes para as Disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação” e referenciais teóricos relacionados à formação do professor universitário, mediados pela Didática e Currículo. Os dados revelam que cerca de vinte disciplinas PAE possuem singularidades que precisam ser discutidas e contextualizadas de forma a contribuir para articulação entre as áreas da saúde e educação e para valorização da formação docente no contexto da pós-graduação, tanto quanto a formação do pesquisador. É preciso avançar na compreensão de que o preparo para a função docente na área das Ciências da Saúde não envolve apenas a instrumentalização técnica aprisionada a aspectos prescritivos e pragmáticos, ao tecnicismo exagerado e entendimento de metodologia simplório que não alcança o conhecimento necessário e instigador para a compreensão do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

Palabras clave : Docência para o Ensino Superior; Pós-Graduação; Programa de Aperfeiçoamento de Ensino; Pesquisa; Ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )