SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número65Desafíos en la formación para la docencia universitaria en cursos de posgradoLa enseñanza exitosa en la educación superior brasileña en los tiempos contemporáneos (competencia y efectividad) se presenta como un gran desafío para el profesor universitário índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

HERNANDES, Maria Helena Padilha Bandeira Moraes  y  BARREIRO, Cristhianny Bento. Trajetórias de formadoras de professores: os desafios do desenvolvimento profissional docente. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.65, pp.820-841.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.065.ds14.

A temática da formação de professores tem sido bastante pesquisada nas últimas décadas por se reconhecer a relevância do professor na construção de uma educação de qualidade, entendida aqui como aquela capaz de contribuir no desenvolvimento integral dos educandos. Em qualquer campo de atuação, o conhecimento profissional representa o conjunto de saberes que habilita ao exercício da profissão, no entanto, no exercício da docência este conhecimento ultrapassa os saberes acadêmicos possíveis de serem construídos nos bancos universitários. A investigação aqui apresentada foi realizada entre os anos de 2018 e 2019 e teve como principal objetivo compreender o desenvolvimento profissional de formadores de professores de um Curso de Formação Pedagógica, graduação destinada a habilitar para a docência sujeitos que se formam bacharéis e tecnólogos e desejam atuar como professores da Educação Profissional e Tecnológica, especialmente a que está situada no âmbito da educação básica. Como metodologia de pesquisa foi utilizada a pesquisa narrativa, por privilegiar a fala dos professores como fonte, propiciando a articulação das dimensões pessoais e sociais que compõem suas ideias, suas crenças, seus modos de pensar e estar no papel de formadores de professores. Como método de análise, optou-se pela Análise Qualitativa de Conteúdo, pois permite analisar de forma compreensiva e indutiva as formas de comunicação. Os sujeitos da pesquisa são professoras que atuam no curso como orientadoras de estágio. Os resultados apontaram para influência de vivências pessoais enquanto estudante, da formação continuada em educação e de suas trajetórias de vida profissional em seu desenvolvimento profissional. Conclui-se que o desenvolvimento profissional das professoras formadoras teve como uma de suas fontes principais a graduação em pedagogia, ampliando-se através da formação continuada na área da educação e das aprendizagens que advém da relação com outros docentes e com os estudantes. Assim, ressalta-se a importância de pensar em espaços e tempos de formação, inicial e continuada, de professores de ensino superior.

Palabras clave : Formação; Professor formador; Desenvolvimento profissional; Docência universitária.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )