SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número65La enseñanza exitosa en la educación superior brasileña en los tiempos contemporáneos (competencia y efectividad) se presenta como un gran desafío para el profesor universitárioEstudios de posgrado: orientación colectiva como espacio de formación para el futuro investigador índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

LUZ, Carolina Nóbrega Sabóia; FARIAS, Isabel Maria Sabino de  y  SABOIA, Wilson Nóbrega. Narrativas de um professor arquiteto: contribuições da trajetória para seu desenvolvimento profissional. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.65, pp.862-889.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.065.ds16.

A trajetória de desenvolvimento profissional de um arquiteto professor, em particular sua formação pedagógica, está no centro deste artigo. Objetivou-se compreender como e em que a trajetória desse docente arquiteto se relaciona ‘com’ e ‘para’ o seu ato de ensinar. O fundamento teórico da pesquisa está ancorado nos estudos de Júlia Oliveira-Formosinho, Carlos Marcelo García e Francisco Imbernón. As análises realizadas se apoiam na abordagem qualitativa de pesquisa, caracterizando-se como estudo de caso único desenvolvido com suporte na observação de aulas, entrevista semiestruturada e o exame de documentos (currículo Lattes, ementa da disciplina e Projeto Pedagógico do curso de Arquitetura e Urbanismo da IES em contexto). O trabalho de campo foi realizado nos meses de setembro e outubro de 2017 e os dados analisados com base na categorização temática do conteúdo. Os resultados revelaram que, ante o desprestigio do ensino em face o privilégio dado à pesquisa nas instituições de ensino superior, o professor é instigado a se desenvolver de modo autônomo; que as ações de formação das quais tem participado, em sua maioria, focalizam a formação do pesquisador, secundarizam a docência, especializando-o em conteúdos específicos de sua área disciplinar de ensino. Esta tendência, com raras exceções, responde pela fragilidade ou ausência de conhecimentos pedagógicos entre os professores arquitetos bacharéis.

Palabras clave : Desenvolvimento profissional; Professor arquiteto; Trajetória docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )