SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número65Pós-graduação: a orientação coletiva como espaço de formação do futuro pesquisadorPercepções de estudantes do curso de Nutrição sobre uso de metodologias ativas como ferramental do aprendizado por competências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SANTOS, Marcos Henrique Almeida dos  e  SORDI, Mara Regina Lemes de. Docência universitária: um olhar sobre a constituição da profissionalidade docente de professores iniciantes. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.65, pp.911-934.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.065.ds18.

O artigo objetiva compreender o processo gradativo de constituição da profissionalidade docente de professores iniciantes de uma universidade pública estadual de São Paulo (Brasil), com base nas experiências de formação e atuação profissional vivenciadas no decorrer de suas trajetórias. O texto é oriundo de uma pesquisa predominantemente qualitativa, realizada entre os anos de 2016 e 2020, a partir do acompanhamento do trabalho de 10 professores, de diferentes áreas do conhecimento. Esse acompanhamento se deu essencialmente por meio da observação livre e intensiva de suas aulas durante um semestre letivo e da adoção de narrativas como possibilidade de reflexão e formação. Com base na análise dos dados produzidos, foi possível compreender que os professores iniciantes, conscientes ou não das suas microdecisões pedagógicas, constroem caminhos que possibilitam a constituição de uma profissionalidade docente universitária, a partir da gradativa apropriação e construção, no trabalho pedagógico, de conhecimentos específicos da docência. Tais percursos revelam o compromisso com a atividade de ensino, à medida em que se assume a responsabilidade com a formação dos estudantes, para além da dimensão cognitiva. Compreende-se que esses caminhos precisam ser apoiados, implicando a necessária responsabilidade institucional para com a formação do docente universitário. Sem dúvida, os espaços formativos precisam superar a compreensão técnica e instrumental da docência, assim como possibilitar a clareza quanto ao projeto de formação do estudante que se almeja. Desse modo, as instituições podem possibilitar a afirmação do processo de constituição de uma profissionalidade docente universitária, sobretudo quando consideram a reflexão, investigação e crítica como atitudes que sustentam o exercício profissional da docência.

Palavras-chave : Docência Universitária; Profissionalidade Docente; Professores Iniciantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )