SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número65Docencia universitaria: una mirada a la constitución de la profesionalidad de los maestros principiantesLas Reglas Escolares y la desigualdad de oportunidades en la educación mozambiqueña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

RIBEIRO, Cilene da Silva Gomes  y  RAYMUNDO, Gisele Pontaroli. Percepções de estudantes do curso de Nutrição sobre uso de metodologias ativas como ferramental do aprendizado por competências. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.65, pp.935-956.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.065.ao01.

Este estudo teve por objetivo analisar as percepções e dificuldades de estudantes do curso de Nutrição da PUCPR no que se refere aos seus protagonismos em um novo modelo de aprendizagem pautado em competências. Foi um estudo qualitativo que utilizou como técnica de coleta de dados o grupo focal. Para a análise, foi usada análise temática, segundo Bardin (2011). Foram encontradas três categorias: significados atribuídos às metodologias ativas, significados atribuídos à estrutura física na utilização das metodologias ativas e mudanças promovidas pela inserção das metodologias ativas no ensino-aprendizagem. Como resultado, foi possível identificar que os estudantes têm percepções positivas da importância do seu protagonismo em um novo modelo de aprendizagem pautado em competências, apesar de serem ainda, em algumas situações, muito reativos à participação nas aulas que empregam metodologias ativas de aprendizado. Concluiu-se que o grande desafio é aperfeiçoar a autonomia do estudante durante todo o curso de graduação, pois ele precisa sair da sua zona de conforto, com mudanças de postura e de modelos mentais; trata-se de um processo constante de aprender a aprender, que tem influência transformadora no meio acadêmico, principalmente com reflexos empreendedores positivos para o mercado de trabalho e para a sociedade.

Palabras clave : Aprendizagem; Metodologia; Educação baseada em competências; Métodos de aprendizagem; Processos de ensino-aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )