SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número66La formación del profesorado como entorno de pensamiento: diseño representacional y procesos narrativos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

NOVAES, Adelina; SOUZA, Érika Kulessa de  y  SANT’ANNA, Paulo Afranio. Olhares psicossociais para a prática docente: elaboração de uma estratégia investigativa. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.66, pp.946-961.  Epub 01-Oct-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.066.ds01.

A análise sistemática das produções vinculadas aos projetos abrigados pelo Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas apontou para a necessidade de desenvolvimento de uma pesquisa que buscasse uma compreensão contextualizada sobre representações sociais associadas à ação de professores. O Projeto “Olhares psicossociais para a prática docente” foi construído com o intuito de ampliar a possibilidade de estabelecer conexões entre representações sociais e práticas educacionais a partir da consideração de distintas formas de linguagem. Sua abordagem etnográfica e sua configuração em rede levaram à elaboração de um protocolo, consensuado com os 44 grupos de pesquisa associados ao Centro. O processo e o resultado da criação desse documento são apresentados no artigo, que visou ainda discutir os desafios da realização de um estudo multissituado e de se ambicionar uma generalização analítica com a conclusão do Projeto.

Palabras clave : Representações sociais; Práticas docentes; Etnografia; Generalização analítica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )