SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue66Concepts of “practice” in the educational field: conceptual history and theory of social representations in focusA dialogical perspective of social representations of digital technology use in educational context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SOUZA, Angela Maria Baltieri; SOUSA, Clarilza Prado de  and  GONCALVES, Helenice Maia. Representação social e inclusão: lidando com a diferença. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.66, pp.1015-1037.  Epub Oct 01, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.066.ds04.

O presente artigo procura revelar as representações sociais dos professores na prática da inclusão educacional de alunos com deficiência na escola pública. Trata-se de um projeto que surgiu a partir de necessidades evidenciadas por professores e coordenadores pedagógicos para incluir alunos com deficiência. O objetivo desse projeto é apreender representações sociais de professores sobre a inclusão, bem como refletir e discutir práticas e metodologias dos docentes, o que lhes possibilita repensar sua própria prática e encontrar novos caminhos para inserir alunos com deficiência na escola pública em parceria com a universidade. A pesquisa conta com a participação de professores e alunos do curso de graduação em Psicologia e Pós-Graduação em Educação, bem como docentes da Educação Básica da Rede Pública de Ensino Estadual que aceitaram participar desse estudo, conforme normas éticas. Para tanto, pretende-se investigar as dificuldades de aprendizagem dos alunos incluídos e as dificuldades dos professores da escola para atuar com esses alunos. Foram coletadas as narrativas de professores em dois momentos distintos e estas foram analisadas por meio de metodologia interpretativa como forma de apreender as representações sociais dos professores acerca da prática da inclusão educacional de alunos com deficiência. Os resultados evidenciaram um profundo sentimento de desamparo nas narrativas dos professores e salientaram a necessidade de serem efetivados propostas, medidas e procedimentos que possam aperfeiçoar o processo de atendimento a alunos com deficiência nessa escola, assim como contribuir para a compreensão dos professores sobre as dificuldades específicas de cada um desses alunos.

Keywords : Representação Social; Inclusão na escola pública; Prática docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )