SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue66Pedagogical practice investigation: continuing formation in the narratives and representations of education professionalsNarratives of socio-education educators: social representations about adolescence in the context of socio-education work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira; MIRAGAIA, Suellen Patareli  and  MONTEIRO, Patrícia Diana Edith B. de S. e Camargo Ortiz. Narrativas e representações sociais: professores de ensino fundamental e fracasso escolar. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.66, pp.1144-1161.  Epub Oct 01, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.066.ds09.

O artigo apresenta uma proposta de utilização da pesquisa narrativa na análise das representações sociais, ilustrando esse potencial diálogo por meio de um estudo na área de educação. Busca-se apreender as representações sociais de professores sobre a defasagem idade-série e, por extensão, sobre o fracasso escolar. A proposta é utilizar a narrativa como método para analisar as representações sociais. Como essas representações circulam na comunicação e são construídas socialmente, elas podem se revelar nas narrativas dos sujeitos pesquisados. O estudo foi realizado com 14 professores de ensino fundamental, sete de Matemática e sete de Língua Portuguesa, de uma rede pública municipal do interior do Estado de São Paulo. Estes professores trabalhavam em um programa de recuperação de aprendizagem com alunos de 6º a 9º ano. As narrativas foram construídas a partir de entrevistas individuais semi-estruturadas cuja questão central versava sobre como eram os alunos com defasagem idade-série e como se desenrolava o programa de recuperação. A análise das entrevistas incorporou os esquemas próprios dos estudos com narrativas, buscando identificar histórias e materiais contextuais, e reconstruir o significado amplo dessas histórias na forma de grandes temáticas organizadoras das representações sociais. Os resultados obtidos apontam para uma lógica de exclusão na qual a escola é vista positivamente e isenta de responsabilidades, e o fracasso escolar - aqui representado pela defasegem idade-série e suas consequências - tem como causa uma família desestruturada e um aluno a quem falta empenho ou interesse.

Keywords : Desfasagem idade-série; Programa de recuperação de aprendizagem; Representações sociais; Narrativas; Professores de ensino fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )