SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número66Investigación de la práctica pedagógica: educación continua en las narrativas y representaciones de los profesionales de la educaciónNarraciones de los educadores socioeducativos: representaciones sociales sobre la adolescencia en la producción del trabajo socioeducativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira; MIRAGAIA, Suellen Patareli  y  MONTEIRO, Patrícia Diana Edith B. de S. e Camargo Ortiz. Narrativas e representações sociais: professores de ensino fundamental e fracasso escolar. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.66, pp.1144-1161.  Epub 01-Oct-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.066.ds09.

O artigo apresenta uma proposta de utilização da pesquisa narrativa na análise das representações sociais, ilustrando esse potencial diálogo por meio de um estudo na área de educação. Busca-se apreender as representações sociais de professores sobre a defasagem idade-série e, por extensão, sobre o fracasso escolar. A proposta é utilizar a narrativa como método para analisar as representações sociais. Como essas representações circulam na comunicação e são construídas socialmente, elas podem se revelar nas narrativas dos sujeitos pesquisados. O estudo foi realizado com 14 professores de ensino fundamental, sete de Matemática e sete de Língua Portuguesa, de uma rede pública municipal do interior do Estado de São Paulo. Estes professores trabalhavam em um programa de recuperação de aprendizagem com alunos de 6º a 9º ano. As narrativas foram construídas a partir de entrevistas individuais semi-estruturadas cuja questão central versava sobre como eram os alunos com defasagem idade-série e como se desenrolava o programa de recuperação. A análise das entrevistas incorporou os esquemas próprios dos estudos com narrativas, buscando identificar histórias e materiais contextuais, e reconstruir o significado amplo dessas histórias na forma de grandes temáticas organizadoras das representações sociais. Os resultados obtidos apontam para uma lógica de exclusão na qual a escola é vista positivamente e isenta de responsabilidades, e o fracasso escolar - aqui representado pela defasegem idade-série e suas consequências - tem como causa uma família desestruturada e um aluno a quem falta empenho ou interesse.

Palabras clave : Desfasagem idade-série; Programa de recuperação de aprendizagem; Representações sociais; Narrativas; Professores de ensino fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )