SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue66Early Childhood Education and the Educating City: by representations of documentary discourse and narrativesAutobiographical document: aesthetic seams in the narrative processes of teaching practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

FURLANETTO, Ecleide Cunico; MEDEIROS, Aline de Souza  and  BIASOLI, Karina Alves. A transição da educação infantil para o ensino fundamental narrada pelas crianças. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.66, pp.1230-1254.  Epub Oct 01, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.066.ds13.

O presente estudo se propôs ampliar a compreensão sobre a passagem de crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Para isso, foram ouvidas narrativas de crianças por acreditar que elas são capazes de contar o que lhes acontece e construir sentidos para suas experiências. O objetivo da pesquisa foi: analisar os sentidos atribuídos narrativamente por crianças a respeito da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Sob o aporte teórico da pesquisa (auto)biográfica em Educação e da Sociologia da Infância, o estudo foi desenvolvido com seis crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental oriundas de Escolas de Educação Infantil. Os resultados indicaram que a transição entre as duas escolas provocou algumas tensões, pois ao mesmo tempo em que as crianças se viam atraídas pelas inovações oferecidas pela nova escola, sentiam temores, lutos e sofrimentos, sobretudo, no que se refere à diminuição de oportunidades para brincar, ao acolhimento e à preparação da escola para recebê-los. Para algumas crianças, as perdas foram compensadas pelas novas aprendizagens, enquanto outras estavam sofrendo e não contavam com recursos suficientes, necessitando de maior apoio para se incluírem nessa nova etapa. Os adultos responsáveis pelo ensino, acolhimento e introdução da criança nessas instituições têm um papel preponderante na adaptação da criança nesta nova etapa. São eles que podem estar com as crianças, detectando suas necessidades, de forma a auxiliá-las a se inserirem neste novo contexto.

Keywords : Pesquisa (auto)biográfica; Narrativas; Ensino fundamental de nove anos; Transição.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )