SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número66Educação Infantil e Cidade Educadora: pelas representações do discurso documental e das narrativasDocumento autobiográfico: costuras estéticas nos processos narrativos da prática docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

FURLANETTO, Ecleide Cunico; MEDEIROS, Aline de Souza  e  BIASOLI, Karina Alves. A transição da educação infantil para o ensino fundamental narrada pelas crianças. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.66, pp.1230-1254.  Epub 01-Out-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.066.ds13.

O presente estudo se propôs ampliar a compreensão sobre a passagem de crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Para isso, foram ouvidas narrativas de crianças por acreditar que elas são capazes de contar o que lhes acontece e construir sentidos para suas experiências. O objetivo da pesquisa foi: analisar os sentidos atribuídos narrativamente por crianças a respeito da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Sob o aporte teórico da pesquisa (auto)biográfica em Educação e da Sociologia da Infância, o estudo foi desenvolvido com seis crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental oriundas de Escolas de Educação Infantil. Os resultados indicaram que a transição entre as duas escolas provocou algumas tensões, pois ao mesmo tempo em que as crianças se viam atraídas pelas inovações oferecidas pela nova escola, sentiam temores, lutos e sofrimentos, sobretudo, no que se refere à diminuição de oportunidades para brincar, ao acolhimento e à preparação da escola para recebê-los. Para algumas crianças, as perdas foram compensadas pelas novas aprendizagens, enquanto outras estavam sofrendo e não contavam com recursos suficientes, necessitando de maior apoio para se incluírem nessa nova etapa. Os adultos responsáveis pelo ensino, acolhimento e introdução da criança nessas instituições têm um papel preponderante na adaptação da criança nesta nova etapa. São eles que podem estar com as crianças, detectando suas necessidades, de forma a auxiliá-las a se inserirem neste novo contexto.

Palavras-chave : Pesquisa (auto)biográfica; Narrativas; Ensino fundamental de nove anos; Transição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )