SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número66Documento autobiográfico: costuras estéticas en los procesos narrativos de la práctica docenteMapa mental de las representaciones sociales demaestros de la educación fundamental acerca de la educación étnico-racial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

BOSSOLASCO, María Luisa  y  CHIECHER, Analía Claudia. O que os alunos esperam de um “bom professor”? Revelando expectativas para repensar a prática de ensino. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.66, pp.1280-1310.  Epub 01-Oct-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.066.ds15.

Este trabalho é parte de um projeto maior que visa identificar variáveis ​​pessoais e contextuais que afetam o perfil acadêmico de estudantes universitários. A figura do professor é reconhecida como uma variável que pode influenciar essas trajetórias e, por esse motivo, procura identificar os traços que definiriam um bom professor de acordo com a voz dos alunos. Foi realizado um estudo descritivo a partir de uma lógica qualitativa e indutiva. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário de autorrelato, no qual estudantes de duas instituições com desempenho acadêmico diferente, onde foi solicitada a descrição de “um bom professor”. Os resultados mostram que, independentemente da instituição de origem e do desempenho acadêmico obtido, os alunos que passam o primeiro ano no nível universitário reconhecem na explicação do professor o nó central de sua tarefa pedagógica e o aluno como o principal destinatário da referida Faz. Em todos os casos, os significados convergem em um sentido semelhante; um bom professor é aquele que explica as disciplinas de sua matéria de maneira que seus alunos entendam, para o qual ele usa estratégias diferentes e desenha suas aulas em um formato que lhe permita alcançar esse objetivo. Demandas particulares foram reconhecidas no grupo com o menor desempenho acadêmico, em ambas as universidades, o que parece estar vinculado à sua própria percepção de desvantagem. O reconhecimento dessas caracterizações permitiu inferir as expectativas de um bom professor, o que constitui uma contribuição valiosa para repensar a própria prática de ensino.

Palabras clave : Expectativas; Bom professor; Competência de ensino; Prática de ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )