SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número66Maestras mayores del campo: narraciones sobre formación y práctica pedagógicaLa educación como práctica de libertad por medio del Teatro del Oprimido: nuevas aplicaciones educacionales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SILVA, Fabrício Oliveira da  y  MADUREIRA, André Luiz Gaspari. Contribuições formativas do PIBID para a prática de reflexão linguística no ensino de Língua Portuguesa. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.66, pp.1383-1409.  Epub 01-Oct-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.066.ao01.

O trabalho analisa ações desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID para compreender o processo de iniciação à docência no referido Programa, bem como a percepção dos bolsistas no que diz respeito às práticas de reflexão linguística desenvolvidas em escolas. Para isso, é feita uma análise das discussões realizadas sobre o ensino de Língua Portuguesa, através de considerações provenientes do estudo científico da linguagem, mobilizadas no âmbito da Linguística a partir dos trabalhos de Bakhtin (2003); Fiorin (2004); Koch (2006); Possenti (1996). A pesquisa desenvolveu-se inspirada na abordagem (auto)biográfica, elegendo-se as narrativas constantes no memorial como dispositivo de recolha de informações. O trabalho possibilitou depreender contribuições reflexivas do ensino de língua materna, balizadas pela recondução conceitual mediante a apreensão teórica de perspectivas da Linguística. O estudo evidenciou, ainda, como o PIBID se insere como um processo formativo que se logra pela inserção dos estudantes nos contextos reais em que a profissão acontece. O processo de iniciação à docência, vivenciado no Programa, possibilita o conhecimento do cotidiano escolar como elemento que propicia a compreensão de como, e do que se ensina em matéria de gramática na escola, favorecendo o desenvolvimento de reflexões sobre o ensino de língua que permita aos participantes do PIBID a se assenhorar da ideia de estarem sendo autores de um ensino que seja significativo.

Palabras clave : Iniciação à docência; Reflexões linguísticas; Formação docente; PIBID.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )