SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue66Dialogue, knowledge contextualization and autonomy of Paulo Freire and blended disciplines in Higher Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

LACERDA, Mitsi Pinheiro de. Fixada à parede, a coisa escrita: o cotidiano escolar em invenção e crítica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.66, pp.1462-1485.  Epub Oct 01, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.066.ao04.

Este artigo tem por objetivo refletir acerca da invenção, reprodução e crítica de práticas no cotidiano escolar. Para isso, toma como referência teórica estudos de Michel de Certeau e Henri Lefebvre relacionados à vida cotidiana. Foi empregada, enquanto metodologia, a aplicação do método regressivo-progressivo proposto por Lefebvre através dos procedimentos de descrição, análise, regressão histórica e discussão a respeito de possibilidades. O desenvolvimento do texto comunica a análise que atravessa um artefato pedagógico comum, fixado à parede de uma sala de aula e encontrado em breve incursão a escolas localizadas no Noroeste do estado do Rio de Janeiro. Através do artefato pedagógico encontrado, acontece uma prática que dispõe de elementos presentes tanto em sua produção, quanto na reprodução e consumo. A descrição do artefato produz narrativas datadas historicamente, ressaltando a preservação de concepções anteriormente submetidas à crítica e sinalizando a invenção de outra realidade. No espaço escolar planificado, a busca regressiva e histórica que atravessa práticas e recursos didáticos, vai ao encontro de ideias que as delineiam e normatizam. Esta busca critica a persistência, na contemporaneidade, de produtos humanos já refutados. O estudo aponta para a possibilidade de a escola criar, através da análise crítica, regressiva e histórica, a compreensão acerca daquilo que produz e reproduz.

Keywords : Cotidiano Escolar; Avaliação; Práticas Pedagógicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )