SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número67Ensinamentos e contos: Maria Amália Vaz de Carvalho e sua estratégia para a educação da mulher índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ARAUJO, Marta Maria de  e  VIEIRA, Cristina Coimbra. As especialidades convenientes à educação de mulheres no Brasil (séculos XIX e XX). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.67, pp.1493-1512.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.067.ds01.

Com o propósito de refletir sobre os ofícios convenientes à educação de mulheres e sobre os fundamentos sociais e pedagógicos dessa educação, analisam-se dez artigos, publicados na Revista Educação em Questão (1987-2019), referentes à proposta deste estudo e circunscritos aos séculos XIX e XX no Brasil. A abordagem foi pautada pela orientação metodológica de Charlot (2006) quanto às dimensões indissociáveis da formação humana, da autoformação, da socialização e das singularidades na realidade do processo educacional, particularmente no domínio da história da educação de mulheres. Os artigos e a entrevista analisados revelam que, sem dúvida, as professoras eram as especialistas nos ofícios de ensinar e de educar diversificadamente. Nessa direção pedagógica, as dimensões indissociáveis da formação humana, da autoformação, da socialização e das singularidades da educação de mulheres, simultaneamente, reforçavam-se nas inequívocas especializações femininas circunscritas nos ofícios da realidade do processo educacional e das modalidades escolares, educação doméstica, colegial, coletiva de natureza pública, aulas particulares e pesquisas educacionais, tencionadas pela organicidade da divisão do trabalho e, igualmente, pelos fins determinantes das relações sociais.

Palavras-chave : Educação de mulheres; Especializações femininas; Divisão social do trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )