SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número67Enseñanzas y cuentos: Maria Amália Vaz de Carvalho y su estrategia para la educación de la mujerCartas, diarios y cuadernos de una institutriz: la condesa de Barral a través de sus escritos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

BARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro  y  NATIVIDADE, Carliane Maria do Carmo Lins da. Naíde Regueira Teodósio: médica, professora e pesquisadora em tempos autoritários. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.67, pp.1539-1562.  Epub 31-Dic-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.067.ds03.

Com vistas a contribuir com a história das mulheres e com a história da Educação no Brasil foi objetivo neste artigo analisar a relação formação-atuação profissional-enfrentamento a regimes autoritários da médica, professora, pesquisadora pernambucana e militante do Partido Comunista Brasileiro, Naíde Regueira Teodósio (1915-2005). A investigação ocorreu por meio do método biográfico a partir de Franco Ferrarotti (1991) e Giovanni Levi (1996), tendo como objeto de análise a trajetória formativa e profissional da referida personagem. Foram utilizadas fontes documentais (prontuários, declarações, processo de indenização por danos físicos, psicológicos e morais) localizadas no fundo da Comissão da Verdade do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano/PE e de entrevistas concedidas e armazenadas na Coordenação-Geral de Estudos da História Brasileira (Cehibra) da Fundação Joaquim Nabuco e no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas. Os resultados apontam elementos educacionais que consorciam formação familiar, escolar, político-partidária e autoformação. Desvelam também faces de uma formação médica que alia fisiologia, nutrição e engajamento político e que permite interpretações sobre a constituição de si, as práticas femininas, a relação formação-atuação e, sobretudo, sobre as formas concretas de resistência e enfrentamentos aos regimes políticos autoritários no Brasil das décadas de 1940 e 1960.

Palabras clave : Naíde Regueira Teodósio; Partido Comunista Brasileiro; Pernambuco; Regime politico autoritário.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )