SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número67Cartas, diários e cadernos de uma preceptora: a Condessa de Barral através de seus escritosEntre lar e Igreja: A Educação de mulheres e as Congregações religiosas na Amazônia Paraense (1900-1927) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GALVINCIO, Amanda Sousa  e  COSTA, Jean Carlo de Carvallho. Formação educacional e redes de sociabilidade intelectual de Eudésia Vieira na Paraíba (Século XX). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.67, pp.1582-1608.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.067.ds05.

A educação feminina na transição do século XIX para século XX no Brasil era precária. Desse modo, a inserção das mulheres no debate público foi tardia e, muitas vezes, secundarizada. O objetivo desta investigação é entender como se deu o processo de formação educacional, além dos deslocamentos nos espaços de sociabilidade intelectual de Eudésia Vieira, nas primeiras décadas do século XX, no estado da Paraíba. Com isso, pretende-se também ampliar esta compreensão para além da narrativa individual, buscando tecer paralelos com outras trajetórias femininas do mesmo período, a identificando de modo geracional. Para tanto, as fontes utilizadas foram, prioritariamente, escritos biográficos e (auto)biográfico, com o objetivo de localizar a personagem no emaranhado das teias sociais da sua trajetória. Por um lado, os textos biográficos se inserem numa tradição narrativa que busca capturar e enaltecer o/a biografado/a. Por outro lado, os escritos (auto)biográficos trazem lances revelados pelo/a protagonista da vida narrada. É possível identificar que houve forte ligação da religião com os preceitos educacionais das mulheres nesta época, o que, de certa forma, foi incorporado nos repertórios e na forma de legitimação social de uma geração de mulheres intelectualizadas no Brasil nesse período.

Palavras-chave : Educação Feminina; Redes de Sociabilidade; Religião.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )