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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GUIMARAES, Paula Cristina David. A escrita educacional feminina de Maria Lacerda de Moura (1918-1919). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.67, pp.1639-1663.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.067.ds07.

Este trabalho examina a escrita educacional feminina de Maria Lacerda de Moura em seus dois primeiros livros:Em torno da Educação, de 1918, eRenovação, de 1919. Professora de escola normal do interior de Minas Gerais, Maria Lacerda de Moura colocou em debate as questões educacionais sob o ponto de vista feminino, sinalizando a importância da mulher na condução da sua educação e da educação da infância. Os resultados apontam duas escritas diferenciadas de Maria Lacerda de Moura: uma voltada para a efetivação da República Brasileira do início do século XX e outra direcionada à libertação da mulher de todo e qualquer domínio social. Nas duas obras, é possível identificar as diferentes relações de poder que permeavam a atuação da mulher no contexto educacional e social.

Palavras-chave : Escrita feminina; Educação; Maria Lacerda de Moura.

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