SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número67La feminización de la docencia: el lugar de la mujer como profesora en el Triángulo Mineiro y Alto ParanaíbaEncuentros e caminos de maestras militantes: Hildézia de Medeiros y Dodora Mota índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

BORGES, Luana Regina  y  FIUZA, Alexandre Felipe. Mulheres na universidade: a presença feminina no movimento estudantil paranaense (1964-85). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.67, pp.1733-1757.  Epub 31-Dic-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.067.ds11.

Este texto aborda a participação feminina no movimento estudantil (ME) universitário paranaense durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), tendo como foco de análise preliminar o processo histórico da inserção feminina na educação formal e no ensino superior ao longo dos séculos XIX e XX. Para tal artigo, valeu-se da historiografia sobre o tema, dos estudos feministas de Joana Maria Pedro (2005) e Ana Maria Colling (1997, 2004). Para a análise do caso paranaense, adotou-se como fonte de análise a documentação presente no arquivo da Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS), do Estado do Paraná, bem como de entrevistas publicadas com mulheres militantes, vítimas da violência estatal. A partir do exame das fontes, da historiografia e dos depoimentos das militantes, construiu-se uma breve história da inserção feminina no interior do movimento estudantil paranaense. A partir deste estudo, observou-se como a luta política das mulheres no interior do ME universitário paranaense se solidificou e ganhou amplitude, em plena ditadura, guardando similaridades com a luta empreendida pelas mulheres ao longo do século XX, bem como sendo caudatária da organização da classe estudantil e da luta feminista no Brasil. Com o fim do período autoritário e durante a transição, estas mulheres ocuparam espaços de liderança nos mais diferentes campos da luta social e da representação política, organizativa e sindical.

Palabras clave : Mulheres; Movimento estudantil; Paraná; Ditadura; Universidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )