SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número67Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professoresFluência Tecnológico-Pedagógica na Docência Universitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

OLIVEIRA, Dayse Kelly Barreiros de; LAGAR, Fabiana Margarita Gomes  e  SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. Sociedade civil e sociedade política na formação stricto sensu de professores da educação básica: correlações de forças. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.67, pp.1967-1985.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.067.ao04.

O artigo busca compreender, com base no pensamento de Antonio Gramsci, a relação e as contradições existentes entre sociedade civil e sociedade política no que se refere ao entendimento da pós-graduação stricto sensu como possibilidade de formação continuada de professores da educação básica. Para tanto, foram realizadas pesquisa bibliográfica, para a exploração de conceitos gramscianos que auxiliem na compreensão do objeto, e entrevistas semiestruturadas com representantes de entidades/instituições ligadas à formação de professores e à pós-graduação. Desse modo, observa-se que há conflitos entre os dois polos da superestrutura, pois os mecanismos que representam a sociedade política entendem que a formação continuada no nível stricto sensu precisa caminhar na direção pragmatista e num formato flexível, a distância. Por outro lado, as entidades da sociedade civil, representativas da formação, entendem que tal formação precisa ser estruturada como política, com condições concretas, rigor teórico, científico e metodológico, independente do formato, o que garante a práxis. Tais manifestações permitem concluir que não há unidade entre sociedade civil e sociedade política quanto à formação docente na educação básica, o que provoca políticas públicas fragmentadas e descontínuas.

Palavras-chave : Pós-graduação stricto sensu; Formação continuada de professores; Concepção ampliada de Estado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )