SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número67Sociedade civil e sociedade política na formação stricto sensu de professores da educação básica: correlações de forçasCirculação de ideias em eventos da História da educação matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SCHNEIDER, DANIELE DA ROCHA; SCHRAIBER, ROGÉRIO TUBIAS  e  MALLMANN, ELENA MARIA. Fluência Tecnológico-Pedagógica na Docência Universitária. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.67, pp.1986-2003.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.067.ao05.

A docência na Educação Superior exige uma multiplicidade de habilidades do professor frente aos contextos emergentes que vem alterando os modelos tradicionais de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o artigo destaca a Fluência Tecnológico-Pedagógica como um desafio à Docência Universitária. Tem como objetivo analisar a Fluência Tecnológico-Pedagógica de professores em um curso de formação continuada, “REA: Educação para o Futuro”, ofertado através de Small Open Online Course a professores e servidores da rede pública do ensino básico do estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, resgata-se a base teórica que sustenta o conceito, problematizando seus desdobramentos nas inter-relações didáticas do trabalho do professor. A delimitação, organização e análise dos dados foi realizada a partir da orientação metodológica da pesquisa-ação por meio de três matrizes: Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), Matriz Temático-Organizadora (MTO) e Matriz Temático-Analítica (MTA). Os resultados apontam que o conjunto de saberes e práticas pedagógicas inerentes à docência na Educação Superior são viabilizados pelo desenvolvimento de Fluência Tecnológico-Pedagógica. O professor fluente avança para níveis de reflexão, análise e produção de conhecimento mais profundos em relação às ações de planejamento, organização de metodologias e estratégias didáticas, avaliação e interações entre os participantes. Conclui-se que maior Fluência Tecnológico-Pedagógica dos professores reverte em qualidade no processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave : Professor; Docência Universitária; Fluência Tecnológico-Pedagógica; Educação Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )