SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número67Fluência Tecnológico-Pedagógica na Docência UniversitáriaCorpo privado da liberdade e o esporte: perspectivas educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

HOFFMANN, Yohana Taise  e  COSTA, David Antonio da. Circulação de ideias em eventos da História da educação matemática. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.67, pp.2004-2026.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.067.ao06.

Consideramos a História da educação matemática (Hem) como um campo científico que possui como elementos constitutivos os grupos de pesquisas, as produções científicas, como teses e dissertações, as disciplinas que contribuem para a autonomia e estabilidade do próprio campo e as comunicações científicas, como os eventos e as revistas. Mobilizamos a sociologia da educação de Pierre Bourdieu como referencial teórico, principalmente na definição do conceito de campo. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo apresentar sócio historicamente a circulação de ideias a partir dos eventos e as revistas científicas do campo da Hem. Apresentamos o International Congress on Mathematical Education (ICME), em seguida a revista International Journal on the History of Mathematics Education (IJHME), que circulou entre os anos de 2006 e 2016. A partir da mobilização da comunidade internacional de pesquisadores que investigam a Hem, foi criado o International Conference on the History of Mathematics Education (ICHME), logo em seguida o Congresso Ibero-americano de História da Educação Matemática (CIHEM) e, no Brasil, o Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (ENAPHEM). Entre todas as revistas atualmente que contribuem para a circulação de ideias elencamos a Revista UNIÓN, intitulada Historia Social de la Educación Matemática en Iberoamérica e a Revista HISTEMAT, intitulada Revista de História da Educação Matemática. Os espaços que a Hem vem ocupando contribuem para o processo de reconhecimento, legitimação, socialização e circulação de ideias do próprio campo.

Palavras-chave : Campo científico; Comunicação científica; Eventos e Revistas científicas; Pierre Bourdieu; Sociologia da educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )