SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue68Professional development of teacher educators: ratings of relationships established with undergraduate students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

RODRIGUEZ, Milagros Elena. Religando o ensino universitário: desafios descoloniais teórico-práticos-transmetodológicos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.68, pp.8-26.  Epub May 11, 2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.068.ds01.

Na crise colonial do ensino universitário, hoje se cumpre o complexo objetivo: religar o ensino universitário como desafios teórico-práticos-transmetodológicos descoloniais. Esta investigação é realizada a partir da desconstrução rizomática como um transmétodo na transmodernidade. Nos rizomas finais, as pedagogias descoloniais são utilizadas para erigir algumas das essências da universidade necessárias, pois o desvelamento da crise colonial exige soluções complexas e transdisciplinares. As universidades devem se dissociar do modernismo tradicional, bem como dos currículos elusivos e da intencionalidade colonial. Trata-se de reconstruir e religar um imaginário, uma identidade de outro horizonte civilizacional, da liberdade de pensamento. Para isso, a transcomplexidade promove conhecimentos complexos e transdisciplinares no ensino da pesquisa que acarreta um desafio na formação de professores de alto valor investigativo da própria prática, críticos de seu fazer e em perfeita comunhão com as necessidades dos alunos e da pátria-pátria.

Keywords : Ensino universitário; Desatar; Vincule novamente; Descolonialidade; Desafios.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )