SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número68Desarrollo profesional de los formadores de docentes: calificaciones de las relaciones establecidas con estudiantes de pregrado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

RODRIGUEZ, Milagros Elena. Religando o ensino universitário: desafios descoloniais teórico-práticos-transmetodológicos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.68, pp.8-26.  Epub 11-Mayo-2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.068.ds01.

Na crise colonial do ensino universitário, hoje se cumpre o complexo objetivo: religar o ensino universitário como desafios teórico-práticos-transmetodológicos descoloniais. Esta investigação é realizada a partir da desconstrução rizomática como um transmétodo na transmodernidade. Nos rizomas finais, as pedagogias descoloniais são utilizadas para erigir algumas das essências da universidade necessárias, pois o desvelamento da crise colonial exige soluções complexas e transdisciplinares. As universidades devem se dissociar do modernismo tradicional, bem como dos currículos elusivos e da intencionalidade colonial. Trata-se de reconstruir e religar um imaginário, uma identidade de outro horizonte civilizacional, da liberdade de pensamento. Para isso, a transcomplexidade promove conhecimentos complexos e transdisciplinares no ensino da pesquisa que acarreta um desafio na formação de professores de alto valor investigativo da própria prática, críticos de seu fazer e em perfeita comunhão com as necessidades dos alunos e da pátria-pátria.

Palabras clave : Ensino universitário; Desatar; Vincule novamente; Descolonialidade; Desafios.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )