SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue68Re-linking university teaching: theoretical-practical-transmethodological decolonial challengesMath teacher training: the paths of teacher professionalism in the history of Brazilian education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

ARAUJO, Osmar Hélio Alves; FORTUNATO, Ivan  and  MEDEIROS, Emerson Augusto de. Desenvolvimento profissional dos professores formadores: notas a partir das relações estabelecidas com os estudantes das licenciaturas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.68, pp.27-48.  Epub May 11, 2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.068.ds02.

O desenvolvimento profissional dos professores formadores e as relações construídas com os estudantes são duas faces de um mesmo processo: (trans)formar a si e ao outro. Neste texto, de natureza teórica, estudamos o desenvolvimento profissional dos professores formadores de cursos de licenciatura a partir das relações estabelecidas com os estudantes. Para tal, começamos por um breve enquadramento das experiências profissionais e os saberes de experiência, seguindo com uma discussão na qual se busca argumentar que a relação entre um professor formador e osseus estudantes pode ser entendida como uma experiência de (trans)formação profissional. Concluímos que a realização de estudos e pesquisas acerca da formação dos professores para o Ensino Superior, particularmente a respeito do trabalho dos professores formadores nos cursos de licenciatura, é extremamente necessária, sobretudo por haver, ainda, poucos estudos e pesquisas nessa direção.

Keywords : Experiências profissionais; Formação Docente; Licenciaturas; Professor formador.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )