SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número68Re-ligar la docencia universitaria: desafíos decoloniales teóricos-prácticos-transmetodológicosFormación de profesores de matemáticas: los caminos del profesionalismo docente en la historia de la educación brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ARAUJO, Osmar Hélio Alves; FORTUNATO, Ivan  y  MEDEIROS, Emerson Augusto de. Desenvolvimento profissional dos professores formadores: notas a partir das relações estabelecidas com os estudantes das licenciaturas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.68, pp.27-48.  Epub 11-Mayo-2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.068.ds02.

O desenvolvimento profissional dos professores formadores e as relações construídas com os estudantes são duas faces de um mesmo processo: (trans)formar a si e ao outro. Neste texto, de natureza teórica, estudamos o desenvolvimento profissional dos professores formadores de cursos de licenciatura a partir das relações estabelecidas com os estudantes. Para tal, começamos por um breve enquadramento das experiências profissionais e os saberes de experiência, seguindo com uma discussão na qual se busca argumentar que a relação entre um professor formador e osseus estudantes pode ser entendida como uma experiência de (trans)formação profissional. Concluímos que a realização de estudos e pesquisas acerca da formação dos professores para o Ensino Superior, particularmente a respeito do trabalho dos professores formadores nos cursos de licenciatura, é extremamente necessária, sobretudo por haver, ainda, poucos estudos e pesquisas nessa direção.

Palabras clave : Experiências profissionais; Formação Docente; Licenciaturas; Professor formador.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )