Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Diálogo Educacional
versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X
Resumen
ARAUJO, Osmar Hélio Alves; FORTUNATO, Ivan y MEDEIROS, Emerson Augusto de. Desenvolvimento profissional dos professores formadores: notas a partir das relações estabelecidas com os estudantes das licenciaturas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.68, pp.27-48. Epub 11-Mayo-2021. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.068.ds02.
O desenvolvimento profissional dos professores formadores e as relações construídas com os estudantes são duas faces de um mesmo processo: (trans)formar a si e ao outro. Neste texto, de natureza teórica, estudamos o desenvolvimento profissional dos professores formadores de cursos de licenciatura a partir das relações estabelecidas com os estudantes. Para tal, começamos por um breve enquadramento das experiências profissionais e os saberes de experiência, seguindo com uma discussão na qual se busca argumentar que a relação entre um professor formador e osseus estudantes pode ser entendida como uma experiência de (trans)formação profissional. Concluímos que a realização de estudos e pesquisas acerca da formação dos professores para o Ensino Superior, particularmente a respeito do trabalho dos professores formadores nos cursos de licenciatura, é extremamente necessária, sobretudo por haver, ainda, poucos estudos e pesquisas nessa direção.
Palabras clave : Experiências profissionais; Formação Docente; Licenciaturas; Professor formador.