SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número68Religando o ensino universitário: desafios descoloniais teórico-práticos-transmetodológicosFormação de professores de matemática: os caminhos da profissionalidade docente na história da educação brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ARAUJO, Osmar Hélio Alves; FORTUNATO, Ivan  e  MEDEIROS, Emerson Augusto de. Desenvolvimento profissional dos professores formadores: notas a partir das relações estabelecidas com os estudantes das licenciaturas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.68, pp.27-48.  Epub 11-Maio-2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.068.ds02.

O desenvolvimento profissional dos professores formadores e as relações construídas com os estudantes são duas faces de um mesmo processo: (trans)formar a si e ao outro. Neste texto, de natureza teórica, estudamos o desenvolvimento profissional dos professores formadores de cursos de licenciatura a partir das relações estabelecidas com os estudantes. Para tal, começamos por um breve enquadramento das experiências profissionais e os saberes de experiência, seguindo com uma discussão na qual se busca argumentar que a relação entre um professor formador e osseus estudantes pode ser entendida como uma experiência de (trans)formação profissional. Concluímos que a realização de estudos e pesquisas acerca da formação dos professores para o Ensino Superior, particularmente a respeito do trabalho dos professores formadores nos cursos de licenciatura, é extremamente necessária, sobretudo por haver, ainda, poucos estudos e pesquisas nessa direção.

Palavras-chave : Experiências profissionais; Formação Docente; Licenciaturas; Professor formador.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )