SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue68Professional development of teacher educators: ratings of relationships established with undergraduate studentsEvaluation of the quality of teaching mediation in a university environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

CUSATI, Iracema Campos  and  AVELAR, Antonio Carrillo. Formação de professores de matemática: os caminhos da profissionalidade docente na história da educação brasileira. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.68, pp.49-74.  Epub May 11, 2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.068.ds03.

Este artigo apresenta os principais aspectos relacionados a atual discussão sobre o papel da prática e da profissionalização da docência no Brasil com o objetivo de entender os fatores responsáveis pelas fragilidades observadas no ensino da matemática que são, em grande medida, explicados pelas descontinuidades na formação (inicial e contínua) de professores. Há distanciamento entre formação universitária de professores de matemática e prática docente na escola básica, além de diversas dicotomias que cercam o debate. O processo de elaboração e aprovação da BNCC impôs uma homogeneização curricular numa lógica centralizadora dissociada das demandas formativas e das realidades locais do complexo e desigual sistema educacional brasileiro. As transformações sociais, políticas, econômicas e culturais do mundo contemporâneo afetam os sistemas educacionais. A pesquisa bibliográfica e de cunho documental desenvolvida sobre professoralidade (PEREIRA, 2012) concluiu pela necessidade de qualificação, formação, resgate da profissionalidade e das políticas de profissionalização de docentes tendo em vista a desvalorização e a precarização da formação inicial de professores. Avalos (2021), Ponte (2005) e Gatti, Barretto & André (2011) mostram que os currículos de licenciatura em matemática não articulam saberes técnico-científicos e pedagógicos desvelando a dicotomia entre matemática acadêmica e escolar. A forma reducionista de integração entre teoria e prática nega a necessidade de uma sólida formação teórica e interdisciplinar, disseminando uma perspectiva de conhecimento restrita ao saber fazer, marcada pela ausência dos processos reflexivos na formação docente. As contribuições apresentadas orientam sobre a mobilização de saberes necessários à profissionalização da docência subsidiando a construção da identidade profissional dos professores.

Keywords : Formação de Professores de matemática; Profissionalização docente; Formação didática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )