SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número68Desarrollo profesional de los formadores de docentes: calificaciones de las relaciones establecidas con estudiantes de pregradoEvaluación de la calidad de la mediación docente en el ambiente universitario índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

CUSATI, Iracema Campos  y  AVELAR, Antonio Carrillo. Formação de professores de matemática: os caminhos da profissionalidade docente na história da educação brasileira. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.68, pp.49-74.  Epub 11-Mayo-2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.068.ds03.

Este artigo apresenta os principais aspectos relacionados a atual discussão sobre o papel da prática e da profissionalização da docência no Brasil com o objetivo de entender os fatores responsáveis pelas fragilidades observadas no ensino da matemática que são, em grande medida, explicados pelas descontinuidades na formação (inicial e contínua) de professores. Há distanciamento entre formação universitária de professores de matemática e prática docente na escola básica, além de diversas dicotomias que cercam o debate. O processo de elaboração e aprovação da BNCC impôs uma homogeneização curricular numa lógica centralizadora dissociada das demandas formativas e das realidades locais do complexo e desigual sistema educacional brasileiro. As transformações sociais, políticas, econômicas e culturais do mundo contemporâneo afetam os sistemas educacionais. A pesquisa bibliográfica e de cunho documental desenvolvida sobre professoralidade (PEREIRA, 2012) concluiu pela necessidade de qualificação, formação, resgate da profissionalidade e das políticas de profissionalização de docentes tendo em vista a desvalorização e a precarização da formação inicial de professores. Avalos (2021), Ponte (2005) e Gatti, Barretto & André (2011) mostram que os currículos de licenciatura em matemática não articulam saberes técnico-científicos e pedagógicos desvelando a dicotomia entre matemática acadêmica e escolar. A forma reducionista de integração entre teoria e prática nega a necessidade de uma sólida formação teórica e interdisciplinar, disseminando uma perspectiva de conhecimento restrita ao saber fazer, marcada pela ausência dos processos reflexivos na formação docente. As contribuições apresentadas orientam sobre a mobilização de saberes necessários à profissionalização da docência subsidiando a construção da identidade profissional dos professores.

Palabras clave : Formação de Professores de matemática; Profissionalização docente; Formação didática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )