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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Avaliação da qualidade da mediação docente em ambiente universitário. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.68, pp.75-100.  Epub 11-Maio-2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.068.ds04.

Na Teoria da Modificabilidade Estrutural Cognitiva de Reuven Feuerstein, a mediação docente caracteriza-se por 12 dimensões, sendo quatro destas universais: intencionalidade e reciprocidade; transcendência; significado; consciência da modificabilidade. Para validar o instrumento voltado a avaliar a qualidade da mediação docente, realizou-se pesquisa com amostra de 531 universitários de 12 cursos de graduação, com idade média de 22,5 anos (desvio padrão 3,6 anos), predominância do gênero feminino (n = 309 ou 58,2%) e cursando bacharelados (n = 359 ou 67,6%). Os resultados revelaram estrutura fatorial na qual as 26 assertivas do instrumento foram agrupadas nos quatro fatores universais, com índices muito elevados de validade (autovalores entre 1,33 e 9,14; variância explicada entre 5,13% e 35,15%) e de fiabilidade (alfas de Cronbach entre 0,71 e 0,91). A Análise de Variância (ANOVA) detectou diferenças significativas na qualidade da mediação docente dos cursos das áreas das Ciências Humanas, Ciências da Saúde e Tecnologia em três dos fatores universais (F = 12,96; p < 0,001 - Fator intencionalidade e reciprocidade; F = 5,42; p < 0,001 - Fator transcendência; F = 13,40; p < 0,001 - Fator consciência da modificabilidade). Conclui-se que o instrumento possui elevado grau de confiança e de validade, podendo ser utilizado para avaliar a qualidade da mediação do professor em ambiente universitário.

Palavras-chave : Ensino Superior; Avaliação Educacional; Análise Fatorial; Mediação da Aprendizagem; Modificabilidade Cognitiva.

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