SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número68Evaluación de la calidad de la mediación docente en el ambiente universitarioDocencia universitaria y alfabetización digital: desafíos de la formación de profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

BATTESTIN, Cláudia; PIOVEZANA, Leonel  y  TEDESCO, Anderson Luiz. Docência decolonial com estudantes indígenas na Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Unochapecó. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.68, pp.101-126.  Epub 11-Mayo-2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.068.ds05.

Este texto busca apresentar como ocorre a entrada dos estudantes indígenas nos cursos de ensino superior, os aspectos da formação e da conclusão do curso do projeto intercultural da Unochapecó. O objetivo é demonstrar que o acesso ao ensino superior foi possível por meio das parcerias institucionais e de defensores das causas dos povos originários da região, que possibilitou recursos provindos do estado de Santa Catarina em forma de bolsas de estudo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, apoiada em diversos autores e referenciais que apresentam subsídios argumentativos para pensar no contexto histórico e educativo desta proposta de escrita, também fez-se uso da pesquisa de intervenção com o envolvimento dos docentes e de práticas pedagógicas decoloniais nas escolas indígenas. Observou-se que a docência decolonial resulta em debater, refletir e eliminar preconceitos e formas de exclusão social perpetradas pelos tempos. Conclui-se que é fundamental na docência decolonial construir percursos formativos que desenvolvam nos cursos interculturais problematizações sobre o processo de formação e empoderamento dos egressos e da comunidade de pertencimento. Uma educação decolonial se constituem como propulsara de empoderamento pessoal, coletivo, comunitário, indenitário, cultural, político e social. São fatores determinantes nos caminhos da inclusão e da libertação do fazer político com as causas indígenas.

Palabras clave : Docência Decolonial; Educação superior Indígena; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )