SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número68Ensino, pesquisa e práxis na formação docenteNegar a leitura literária hoje pra conter a organização política amanhã: formação estética para quem? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CASTAMAN, Ana Sara  e  RODRIGUES, Ricardo Antonio. Práticas pedagógicas: experiências inovadoras na Educação Profissional e Tecnológica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.68, pp.393-408.  Epub 11-Maio-2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.068.ao05.

As mudanças a nível tecnológico, econômico e político no mundo da vida influenciam inegavelmente no âmbito educacional, refletindo assim, nos processos e nos modos de ensinar e de aprender. Ainda, ressalta-se que, em se tratando de práticas pedagógicas, almeja-se que em cada nível e modalidade de ensino estas devam ser planejadas e executadas a partir de sua natureza, suas particularidades e sua complexidade. Neste escopo, o presente estudo tem como objetivo conhecer os conceitos e as concepções sobre prática pedagógica, à luz das bases legais e conceituais do Currículo Integrado, de modo a apresentar práticas pedagógicas inovadoras aplicadas na educação profissional e tecnológica (EPT). Pauta-se metodologicamente em uma revisão bibliográfica de objetivos exploratórios e está dividido em duas partes: a) aborda os conceitos de prática pedagógica associando à inovação; b) discute as práticas pedagógicas inovadoras na EPT, a partir de um relato de experiência. Ressaltou-se que as práticas pedagógicas na EPT constituem-se como condição de melhor atender as demandas humanas da criatividade e da autodeterminação docente, levando em conta as exigências culturais do nosso tempo; que inovação não implica pirotecnia, mas escolha cotidiana para conduzir práticas vivas. Os educadores devem adotar estratégias de ensinagem que além de inovadoras corroborem para novos olhares à realidade social dos educandos. A realidade problematizada sobre as práticas pedagógicas inovadoras na EPT favorece e dissemina novos rumos para uma educação emancipatória.

Palavras-chave : Prática Pedagógica; Educação Profissional e Tecnológica; Inovação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )