SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue68Pedagogical practices: innovative experiences in professional and technological educationThe worker student pursuing Licentiate and Bachelor’s degree in Nursing: journey and challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

CHAVES, Priscila Monteiro  and  KOEHLER, Andressa Dias. Negar a leitura literária hoje pra conter a organização política amanhã: formação estética para quem?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.68, pp.409-434.  Epub May 11, 2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.068.ao06.

Este ensaio discute pressupostos psicológicos e filosóficos para a formação estética da criança na experiência com a leitura de literatura. Nesse viés, problematiza brevemente políticas de acesso à leitura promovidas pelo Ministério da Educação; trata da imaginação e da criatividade, na perspectiva vygotskyana, como atividade humana determinada pela cultura e pela linguagem; e dos conceitos de imagem dialética e de mímesis, sob a perspectiva de Walter Benjamin, concebendo a leitura literária contrária à instrução de conteúdo moral, informativo, de simples divertimento, de caráter didático para o ensino da língua ou, ainda, de interpretação livre e espontânea por parte da criança. Esse esforço empenhado se justifica pela necessidade de que seja ainda discutida a dimensão estética da leitura literária infantil como um caminho para que as crianças acessem seus sentimentos mais conflitantes, extrapolem fronteiras de condutas padronizadas, participem da cultura, atribuam sentidos ao vivenciado, desenvolvam a atividade criadora e conciliem maneiras de se relacionar com o mundo. Isso está estreitamente vinculado a uma perspectiva de formação que não se ajusta à moral do trabalho - que propõe ideias conciliadoras, pragmáticas e utilitárias que promovem a contenção política -, mas à necessidade de formar-se, de modo mais pleno possível, como um sujeito do conhecimento histórico desde a infância.

Keywords : Literatura Infantil; Imaginação; Contenção política; Formação estética; Condução moral.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )