SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número68Negar la lectura literaria hoy para contener la organización política mañana: ¿formación estética para quién?Aspectos de la práctica supervisada del curso de Letras en la Sala de Apoyo Aprendizaje del Portugués índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

PREBILL, Gabriela Maria  y  CORREA, Adriana Katia. O trabalhador estudante em um curso de bacharelado e licenciatura em enfermagem: trajetórias e desafios. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.68, pp.435-460.  Epub 11-Mayo-2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.068.ao07.

Nas últimas décadas, tem havido um processo de expansão do ensino superior no Brasil, considerando políticas internacionais e nacionais. A área da enfermagem insere-se também nesse processo, com expansão de vagas, principalmente em cursos noturnos em instituições de ensino superior (IES) privadas. Nesse contexto, faz-se presente a possibilidade de inserção de trabalhadores nas IES. O estudo teve como objetivo compreender a trajetória do trabalhador estudante no curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem de uma instituição de ensino superior pública. Tratou-se de estudo qualitativo, descritivo-exploratório, que utilizou entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados e análise temática de conteúdo para análise dos mesmos. Envolveu trabalhadores estudantes egressos que ingressaram no curso entre os anos de 2006 e 2013. Os trabalhadores estudantes entrevistados eram, na maioria, auxiliares/técnicos em enfermagem e vislumbraram a possibilidade de conciliar trabalho e estudo ao ingressar no curso. A trajetória prévia na educação básica pública se apresentou como fator limitador para a continuação dos estudos em nível superior. A procura pelo curso relacionou-se a uma possibilidade de inserção rápida ou permanência no mercado de trabalho. Algumas vivências dos trabalhadores estudantes envolveram o não reconhecimento do direito da sua inserção, como trabalhador no curso. Os participantes valorizaram a trajetória individualizada, estando em consonância com a lógica neoliberal. Os resultados obtidos podem subsidiar reflexões sobre a forma como a inserção de trabalhadores no ensino superior tem sido compreendida nos espaços de formação docente e de tomada de decisões institucionais.

Palabras clave : Estudantes; Trabalhadores; Educação Superior; Formação Profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )