SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue68Aspects of the teaching internship of Letters in the Support Classroom for Portuguese Language Learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

FRANZONI, Patricia  and  QUARTIERI, Marli Teresinha. Investigação matemática e educação financeira: manifestações de aprendizagem em um curso de licenciatura. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.68, pp.487-512.  Epub May 11, 2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.068.ao09.

Este artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e tem como objetivo investigar a aprendizagem e principais dificuldades dos licenciandos em matemática de uma universidade no estado do Rio Grande do Sul, com relação a tarefas investigativas de educação financeira, a partir de questionário metacognitivo. A metacognição está relacionada à consciência do indivíduo sobre a sua própria aprendizagem. Os dados produzidos foram analisados mediante a análise textual discursiva, surgindo duas categorias: a) Manifestações de aprendizagem e; b) Análise das dificuldades durante a resolução da tarefa. Por meio deste estudo, conclui-se que a maioria dos alunos envolvidos na pesquisa aprenderam educação financeira a partir da resolução das tarefas investigativas, análise das dificuldades e discussões com a turma. As principais dificuldades encontradas estão relacionadas à falta de conhecimento de economia; insegurança na formulação de conjecturas e generalizações, em função da dependência da utilização de formulários; ausência de prática na resolução de problemas de caráter aberto. Os pequenos grupos quando compararam seus resultados, no momento da socialização para o grande grupo, perceberam que poderiam ter escolhido outros caminhos ou que algum fator importante, que poderia ter feito parte da análise, não tinha sido considerado, o que possibilitou diversas reflexões, fortalecendo o aprendizado e o desenvolvimento do espírito crítico e colaborativo.

Keywords : Educação Financeira; Economia; Matemática; Metacognição.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )