SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue69Educational action and social practice: teaching possibilities in science museumsMuseum of Dinosaurs: perspectives of social museology under the lens and voices of the surrounding community author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

CARVALHO, Cristina  and  GEWERC, Monique. A potencialidade dos museus de artes na formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.69, pp.539-563.  Epub June 11, 2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.069.ds02.

Partindo do pressuposto de que experiências com a Arte podem contribuir para a construção do simbólico, para a transformação do olhar, da atitude, do lugar do sujeito na sociedade, os museus de arte se configuram em espaços potentes para propiciar experiências sensíveis e contribuir para a autoria docente. O objetivo central da pesquisa parcialmente aqui apresentada é compreender se o que os museus da cidade do Rio de Janeiro oferecem aos professores contribui para sua formação estética e cultural. Para que o professor veja o museu como espaço de formação profissional e cultural, é necessário um convite do museu, um encorajamento aliado à liberdade para que o sujeito crie seus próprios significados. O instrumento metodológico utilizado para a produção dos dados aqui apresentados foi a entrevista semiestruturada. Foram entrevistados educadores museais de cinco museus da cidade do Rio de Janeiro. O texto traz uma reflexão sobre conceitos centrais da temática e um recorte das entrevistas que expressam a compreensão dos educadores sobre a concepção de educação museal e como se desenvolvem as atividades com professores nas instituições. O resultado parcial da pesquisa aponta que os museus de arte, apesar de seu histórico elitista, têm desenvolvido ações com professores em que a singularidade dos sujeitos visitantes, sua cultura, história e expectativas são consideradas em uma perspectiva dialógica, participativa, crítica e democrática. A educação assume uma perspectiva integral e a visita ao museu é vista como uma experiência transformadora.

Keywords : Formação cultural de professores; Museu de Artes; Experiência estética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )