SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número69A potencialidade dos museus de artes na formação de professoresO Museu como memórias plurais e resistência cultural no Ensino de História índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SILVA, Maria Betânia Moreira Carvalho  e  COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete. Museu dos Dinossauros: perspectivas da museologia social sob lentes e vozes da comunidade do entorno*. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.69, pp.564-590.  Epub 11-Jun-2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.069.ds03.

Empreender uma pesquisa que aborde os temas museu e comunidade requer relacionar segmentos que são próximos, coexistem e se enriquecem mutuamente, contudo, na maioria das vezes, são percebidos e tratados de forma isolada. Esta pesquisa buscou investigar os olhares e as vozes que ecoam sobre o Museu dos Dinossauros, em Uberaba, Minas Gerais, a partir de sua comunidade do entorno. As discussões são apoiadas pela museologia social, em que se reconhece a importância da aproximação dos caminhos museológicos ao compartilhar território, diálogo, valorização e direito a memória de diferentes saberes. A pesquisa é de natureza qualitativa, apoiada nos construtos teóricos da história oral, sendo os dados organizados a partir do delineamento de duas dimensões: vertente sociocultural e o reviver memórias e, sentimento de (in)(ex)clusão e o empoderamento participativo. Dentre os resultados, destacamos a importância de vislumbrar a relação entre o museu e sua comunidade local, uma vez que os laços de pertencimento e de compartilhar território colocaram-se como essenciais para uma participação democrática do cidadão na sociedade. Sobre esse aspecto, destacamos a riqueza das histórias narradas pelas pessoas que participaram da construção do Museu dos Dinossauros, as quais lutam para não ficarem invisíveis ao espaço territorial do museu e a sua história.

Palavras-chave : Museu; Comunidade; Museologia social; História oral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )