SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número69Museu dos Dinossauros: perspectivas da museologia social sob lentes e vozes da comunidade do entorno*A educação estética no espaço expositivo do Museu de História e de Ciência - Lisboa, Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MELLO, Janaína Cardoso de  e  JESUS, Priscila Maria de. O Museu como memórias plurais e resistência cultural no Ensino de História. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.69, pp.591-616.  Epub 11-Jun-2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.069.ds04.

A visão dos museus como um espaço que, junto com as escolas, proporciona a educação tem pautado as discussões e o desenvolvimento de teorias e práticas dentro da Museologia e da Educação. Destaca-se o papel do historiador e do museólogo no gerenciamento dessas memórias, identidades e histórias para a compreensão do museu como um espaço para discussão e provocação de leituras outras que passam pelas formas de resistência cultural. O século XXI tem sido marcado pelo rápido acesso à informação, impulsionado pelo desenvolvimento da internet, o que permite não apenas aos usuários, mas também aos geradores de informação, como os museus, lançar um novo olhar para autores e teorias que suscitam as práticas dentro e fora dos museus. A construção da discussão do artigo teve por metodologia a pesquisa qualitativa, como forma de compreender o universo pesquisado e, por método, baseou-se no descritivo-analítico, para interpretação das fontes levantadas e dos fenômenos discutidos. Conclui-se que é necessária uma maior abertura nas discussões que levem em questão as particularidades locais e regionais nas construções de arcabouços teóricos e sua aplicação prática em museus e formas de colaboração com espaços educacionais, como as escolas e seus professores.

Palavras-chave : Museologia; Território Cultural; Identidade; Decolonial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )