SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número69O Museu como memórias plurais e resistência cultural no Ensino de HistóriaEducação Histórica: o Museu e a importância da história local no ensino de História índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SILVA, Katia Franklin da; KONELL, Vania  e  REIS, Gesiele. A educação estética no espaço expositivo do Museu de História e de Ciência - Lisboa, Portugal. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.69, pp.617-649.  Epub 11-Jun-2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.069.ds05.

Os museus na atualidade, caracterizados pelas múltiplas formas de promoção da cultura científica, promovem a pesquisa, o conhecimento, a interação, a sensibilização e, portanto, são espaços não formais de educação que possibilitam a descoberta, a criação e a experiência por meio de seus espaços expositivos. Para elucidar este estudo, foi escolhido o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), localizado em Lisboa, Portugal, com o objetivo de analisar o espaço expositivo da área de zoologia, nominada “Grandes carnívoros da Europa - Reis da Europa Selvagem” numa relação com a educação estética. Da visita realizada no ano de 2018 ao MUHNAC, foram selecionadas vinte e uma fotografias, ancoradas na análise de imagem proposta por Barthes, as quais estão relacionadas às falas da curadora que estava responsável pela exposição e que acompanhou a visita. Esta é uma pesquisa qualitativa e seus estudos foram embasados em Schiller (2011), no que se refere ao conceito de educação estética, em Bachelard (2005), sobre a teoria do espaço, em Larrosa (2016), ao conceituar experiência e em outros referenciais que dialogam com a proposta desta pesquisa. Entre os resultados obtidos neste estudo destacam-se a potencialidade do espaço expositivo dos museus de história e de ciência como unificabilidade (fruição) do sensível e do inteligível como contribuição para o desenvolvimento da educação estética. Percebeu-se o quanto a organização do espaço, seja ele constituído material e imaterialmente, objetivo e subjetivamente, interfere na percepção sensível e na reflexão do público como uma possibilidade de formação humana.

Palavras-chave : Museu de História e Ciência; Espaço expositivo; Experiência; Educação estética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )